SEDE DA GÁVEA – Museu Flamengo

SEDE DA GÁVEA

O caráter poliesportivo da sede da Gávea já estava expresso no próprio documento de cessão do terreno ao Flamengo, datado de 1926. Nele, já se previa, além do campo de futebol, pistas para atletismo, local para saltos em altura e distância, áreas para tênis, basquete e vôlei, rinque para patinação, seção de esgrima e ginástica atlética, bem como a seção náutica. Mais tarde, quando de sua inauguração, em 1938, a praça de esportes contava ainda com espaço para a seção hípica, que incluía pista e baias para os cavalos.

No início dos anos 1960, a sede sofreu uma série de reformas, todas elas inauguradas entre 1962 e 1963. Entre as obras de maior destaque, estavam a construção do parque aquático (fazendo com que o clube contasse, enfim, com suas próprias piscinas olímpica, social e infantil); do ginásio coberto sob a arquibancada; de quatro novas quadras de tênis; de uma garagem de barcos subterrânea e de um campo de futebol auxiliar para treinos leves.

Em outros períodos, a Gávea também abrigou a seção de bocha e o estande de tiro esportivo. Atualmente, além das seções de natação, nado artístico, polo aquático e basquete, ela inclui as de judô, campo society e ginástica artística. A sede administrativa do clube também está localizada nela, em edifício inaugurado em outubro de 1994.